sábado, 20 de novembro de 2010

O Busto da República "Açoreano" com impressão deslocada

Em Outubro, o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo (NFAH) emitiu um selo comemorativo com o Busto da  República. Nada de especial haveria a assinalar não se desse o caso da impressão ter sido feita de tal modo deslocada que a legenda vertical direita "imp. CTT 2010" ficou fora do selo conforme se pode ver na imagem seguinte, altamente contrastada. Aliás a tarifa - N20grs - fica também com o "s" fora do selo.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

José Nunes da Ponte (1849 - 1924 )

 O 3º selo da série da CM Ribeira Grande, emitido em 4 de Outubro, foi dedicado a José Nunes da Ponte, uma figura de grande importância durante a República no Continente. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, tendo exercido a profissão no Porto onde chegou também a ser Presidente da Câmara.

Manuel Raposo Marques

Para este ano a Câmara Municipal de Ribeira Grande  programou a emissão de 4 selos que homenageassem ilustres Ribeiragrandenses.

Em 7 de Setembro, o 2º selo da série, foi dedicado a Manuel Raposo Marques, ilustre Maestro do Orfeão Académico de Coimbra.


Herança Judaica da Guarda, em 19 de Outubro de 2010


Para a comemoração deste evento foi emitida uma Carteira constituída por 4 selos para além de um carimbo comemorativo que reproduz o selo da direita.

Dia Mundial da Poupança

A exemplo do ano passado os CTT voltaram a comemorar o Dia Mundial da Poupança ( 2 de Novembro) com a emissão deste FDC cujo selo simula uma técnica do Judo, onde o princípio base é a de cedência à força do adversário para o desequilibrar, controlar e vencer com um mínimo de esforço.

Lamenta-se que os CTT não disponibilizem para venda apenas o selo. Como é sabido os envelopes ocupam demasiado espaço nos álbuns...

Portaria 1177/2010 de 16 de Novembro

A Portaria nº 1177/2010 veio alterar as características dos selos personalizados no que se refere ao tipo de papel e ao denteado.


O selo, que até agora era auto-colante e possuía um picotado 13 3/4, pode passar a ser produzido em papel gomado e com picotado 11 3/4.

Aguardemos pois pelas novidades.

Gala António Luís Gomes

Em 6 de Novembro realizou-se em Coimbra a Gala António Luís Gomes destinada a galardoar o trabalho desenvolvido pelas Secções Culturais da Associação Académica de Coimbra. Para comemorar este evento a Secção Filatélica, cujo Director recebeu o Prémio "Dedicação", emitiu o seu primeiro selo personalizado.







De referir que António Luís Gomes foi o primeiro Presidente da A.A.C., entre 1887 e 1890.
Nasceu no Porto, em 23 de Setembro de 1863, e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1890.