segunda-feira, 8 de novembro de 2010

4º Troféu Comendador Dias Ferreira

De 23 a 30 de Outubro teve lugar na biblioteca da Junta de Freguesia dos Anjos mais um Troféu do Clube Filatélico de Portugal. Enquanto nos anos anteriores este troféu realizava Mostras trimestrais donde saiam os candidatos finalistas para a escolha da melhor colecção, desta vez a Mostra esteve patente ao público durante uma semana, cujos votos permitiram a classificação das 59 colecções presentes.

Logo no dia da abertura foi emitido um selo comemorativo do evento que acumulou com a comemoração do 67º Aniversário do Clube, nascido a 27 de Outubro de 1943.

Selo de taxa 0,60 €

Hoje tive a agradável surpresa de receber a oferta deste selo, já emitido em 2009, e de taxa 0,60 €.
O selo encontra-se em carta embora não tenha sido obliterado.

Esta taxa pode ser utilizada em duas situações distintas, a saber:
1) Correio de 20 até 50 g, formato não normalizado;
2) Correio de 50 a 100 g, formato normalizado.

Sendo proveniente de uma corretora de seguros provavelmente será uma taxa bastante usada na correspondência para envio das apólices.

Nota: Se alguém entendido me ajudar a identificar a espécie da árvore agradeço.

Selos Personalizados com variantes

Pensava ser difícil encontrar neste tipo de selos variantes atendendo às baixas tiragens, quando comparadas com as centenas de milhares das séries comemorativas, para não falar nas séries base. Mas a realidade surpreendeu-me. O olho de lince do nosso amigo A.Palma descobriu uma deslocação de denteado no selo comemorativo do IX Encontro do SP.



Na imagem mostram-se as margens de 2 selos. No da esquerda a margem será "normal", embora não seja simétrica. Mas no selo da direita há uma deslocação nítida para a direita de tal modo que a legenda vertical "imp CTT 2010" se situa exactamente no limite do denteado. Uma folha (?) que se posicionou mal e voilá... a variante.