terça-feira, 20 de outubro de 2009

4 Ribeiras - Terceira - Açores


Recebi hoje de uma amiga açoreana estes 4 selos da Freguesia de 4 Ribeiras que ilustram, respectivamente: a Igreja Matriz, o Brasão da Freguesia e o Império do Espírito Santo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ruínas do Convento do Carmo




O Convento do Carmo foi fundado por D. Nuno Álvares Pereira em 1389 e ficou em ruínas em 1755 aquando do terramoto que atingiu Lisboa. Nunca foi reconstruido.

Pode dizer-se que este selo personalizado é a 1ª filatelização do Convento se não considerarmos a vista fugidia do topo dos seus arcos ogivais no selo de 1989 relativo ao Elevador de Santa Justa.

Também este selo tem a chancela do Clube Nacional de Maximafilia (CNM).

Câmara Municipal de Sintra



A construção do novo edifício dos Paços do Concelho, iniciada em 1906, segundo projecto de Adães Bermudes, foi concluída em 1909. O edifício apresenta fachadas austeras, com janelas neo-Manuelinas sobriamente decoradas. No alçado principal destaca-se, pela sua imponência, uma torre superiormente rematada por ameias, e por uma cobertura piramidal revestida com azulejos, os quais representam alternadamente a Cruz de Cristo e o Escudo Pátrio. No topo, surge, magestosa, a esfera armilar. Ladeiam esta curiosa cobertura quatro outras de menores dimensões, coroando “guaritas” que lhe formam os cantos. Nesse mesmo alçado, sobressai um balcão, pleno de arcos de feição manuelina, e encimado por um frontão em que se inscrevem as armas municipais.
No interior abre-se um magnífico claustro, cujos varandins do piso superior apresentam rica ornamentação neo-Manuelina e Renascentista
.


Um postal máximo com a chancela do Clube Nacional de Maximafilia.