sábado, 26 de março de 2011

Camélia "Autonomia dos Açores"


Camellia L. é um género de plantas da família Theaceae que produzem as flores conhecidas como camélia. O género Camellia inclui muitas plantas ornamentais e a planta do chá.

A nível mundial, existem mais de 20 mil variedades de camélias e nos Açores há mais de 300 variedades já catalogadas sendo esse um dos objectivos do III Encontro Internacional de Camélias Antigas que teve lugar , de 23 de Fevereiro a 5 de Março, nas ilhas do Pico, Faial e São Miguel.

 Introduzidas no arquipélago no século XVIII, as camélias hoje existentes na região são muito apreciadas por serem as espécies mais antigas daquela flor visto as existentes na Europa terem sido devastadas pelas guerras que assolaram o continente no século XX.

A camélia “Sofia Matilde”, ilustrada no selo,  foi rebatizada para "Autonomia dos Açores", por ter representado a região num movimento autonómico.

quinta-feira, 24 de março de 2011

750 anos do Foral de Monção

Em 12 de Março de 1261 D. Afonso III outorgou o Foral de Monção daí que este evento tenha sido comemorado, no passado dia 12 ( dia do Município) pelos monçanenses, com várias actividades culturais de que destacamos a XV Mostra Filatélica organizada pelo Cineclube de Monção. Foram emitidos 2 selos tendo como fundo trechos do Foral.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Castro Marim - 1ª Mostra Filatélica

Organizado pela Secção Filatélica dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António tem lugar, até 3 de Abril, a 1ª Mostra Filatélica realizada em Castro Marim.



 Relativamente à História do seu Castelo e a sua relação com a Ordem de Cristo deixamos a súmula efectuada pelos responsáveis do evento.