sexta-feira, 5 de março de 2010

150º Aniversário da Alfândega do Porto

Em 2009 comemoraram-se os 150 anos do edifício da Alfandega Nova do Porto localizado na margem norte do rio Douro e implantado na praia de Miragaia. Foi projectado pelo Engº francês Jean Colson.

Como consequência da construção do Porto de Leixões a Alfandega Nova viu decrescer a sua actividade posteriormente acelerada pela adesão à CE e a consequente abolição de fronteiras.

Depois de remodelada pelo arquitecto Souto Moura, passou a albergar o Museu dos Transportes e Comunicações para além do Centro de Congressos onde, em 1998, teve lugar a VIII Cimeira Ibero-Americana.


Para a comemoração do aniversário foram emitidos 3 belos selos reproduzindo  outros tantos espaços do edifício obtidos a partir de fotografias de profissionais consagrados.

 


 Os selos representam, de cima para baixo:

1 - Piso 0 do Corpo Central / Acesso ao pátio interior Nascente;

2 - Escadaria do Corpo Central e de acesso ao piso 1 vendo-se, ao fundo , uma janela / rosácea que faz ligação com o Salão Nobre;
3 - Furnas Nascente;

Os meus parabéns e agradecimentos à Administração da AMTC.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Café Sport ou Café Peter

O Café Sport é uma instituição de renome mundial fundada em 1918 na cidade da Horta (Faial) por Henrique Azevedo, pai e avô dos actuais proprietários.

 

José Azevedo cognominado "Peter" por um graduado do navio da Royal Navy, H.M.S. Lusitania II, em reparação na Horta durante a última Guerra Mundial, não mais perdeu o nome com que o Café é conhecido mundialmente. O seu filho, José Henrique Gonçalves Azevedo, passou a dedicar-se a tempo inteiro ao Café a partir de 1978 e foi o impulsionador do "Museu do Peter", como também é conhecido o Museu do Scrimshaw nascido em 1986.

Como diz uma expressão muito usada pelos iatistas, se velejares até à Horta e não visitares o "Peter" é porque não conhecestes a Horta.
Eu, no ano passado, voei até à Horta e visitei o "Peter" logo de manhã cedo antes de embarcar para o Pico. Não tive muito tempo para visitar a Horta mas o "Peter" não falhou. Só não deu para beber o célebre gin tónico mas bebeu-se uma bica.


Blasfémias

O Blasfémias é um blog irreverente para os 'deuses' deste Olimpo à beira-mar plantado.
Mão amiga fez-me chegar este selo de 2008 que, então, comemorou o 4º aniversário. O 6º aniversário foi comemorado no passado dia 1 de Março. Os meus parabéns e longa vida.

terça-feira, 2 de março de 2010

Azulejos em Paço de Arcos

Este selo reproduz um belo painel existente em Paço de Arcos relativo ao período áureo das Descobertas.

 

O selo tem a particularidade de dispor de  picote para facilitar o seu destacamento da folha, propriedade que até há pouco tempo apenas estava acessível às encomendas empresariais. Mais uma realização do CNM - Clube Nacional de Maximafilia.