quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

As 7 Maravilhas de Ponta Delgada

As novas "7 Maravilhas do Mundo Moderno", cuja selecção final teve lugar em Lisboa em 2007, e a selecção das "7 Maravilhas de Portugal" na mesma data,  foi o mote para açoreano Dr. José de Almeida Mello, dar estampa, em 2009, ao livro "Ponta Delgada - 7 Maravilhas". Contrariamente às 7 Maravilhas de âmbito Mundial e Nacional, que foram seleccionadas por votação, estas 7 Maravilhas, restritas a Ponta Delgada, são da única e exclusiva responsabilidade do autor do livro. Na 2ª edição, em 2010, o livro veio acompanhado de 7 selos personalizados cada um correspondente a uma das Maravilhas escolhidas.



De cima para baixo e da esquerda para a direita temos:
  • Arquitectura - Igreja de São Sebastião  ou Igreja Matriz de Ponta Delgada
  • Estatutária - Imagem do Senhor Santo Cristo, encontra-se na capela-mor do Santuário da Esperança, e foi uma oferta do Papa Paulo III a 2 micaelenses que tinham ido a Roma pedir uma bula para construção de um mosteiro.
  • Pintura - Tábuas da Coroação da Virgem, de autoria de Vasco Pereira Lusitano que viveu entre os séculos XVI e XVII, encontram-se no Museu Carlos Machado, no Núcleo de Arte Sacra.
  • Azulejos - Natividade e Paixão, é um painel datado de 1712 e de autoria de António de Oliveira Bernardes, que se encontra no coro baixo do Convento de Nossa Senhora da Esperança.
  • Retábulo - Altar-Mor da Igreja Todos-os-Santos ou do Colégio é datado do século XVIII. É considerado o maior monumento em madeira existente em Portugal.
  • Ourivesaria - Resplendor do Senhor Santo Cristo, é uma jóia datada do século XVIII e que se encontra no Convento da Nossa Senhora da Esperança. Possui um peso de 4,25 Kg e 6842 pedras naturais.
  • Jardins - Jardim de Sant'Ana ou Jardim de Jácome Correia foi fundado em meados do século XIX e ornamenta o Palácio do mesmo nome e que foi residência da família do Marquês de Jácome Correia.

Sem comentários: